top of page

ilustração de Manuel Macedo (2016)

Conciliando vontades, o REALIZAR:poesia propõe um conjunto de linguagens poéticas em volta da acção de realizar conforme é tratada nos versos finais do poema Agora Escrevo de Alexandre O'Neill: "Tratava-se de realizar.// «Realizar»: fazer passar/ Para a realidade”. Este manifesto, que convoca a poesia ao desiderato novo de participação na realidade, anima os diversos momentos deste primeiro evento que terá o privilegiado âmbito de Paredes de Coura como cenário. As propostas, apresentadas por dezenas de convidados nacionais e internacionais, abrangem áreas que vão da conversa à performance, da prelecção ao teatro, do lançamento de obra literária à conferência, da leitura de poesia à musica, do cinema à exposição de acervo bibliográfico, et cetera. Pretende-se, acima de tudo, a divulgação e partilha da experiência poética, entre os seus artífices e todos aqueles que se fizerem presentes nesta mítica localidade. O REALIZAR:poesia iniciar-se-á com a inauguração de “mil anos me separam de amanhã”, iniciativa que supera o designativo “exposição” - uma viagem emocional ao universo de Mário de Sá-Carneiro, no âmbito do centenário da sua morte. A obra deste grande nome da literatura portuguesa é assunto de destaque neste REALIZAR:poesia.

 

 

 

Acredito firmemente que a sustentabilidade e a viabilidade do mundo rural não dependerão apenas do conforto demográfico. O futuro pertencerá, sobretudo, aos territórios mais ousados, o mesmo será dizer mais poéticos, no âmbito da cultura, da educação e até da governação. É isto que andamos a fazer e o que faremos cada vez com mais força.

Não gostamos de triunfalismo mas também não perdemos tempo com o queixume. Gostamos das palavras de Alexandre O'Neill: realizar é fazer passar para a realidade; é pôr em prática sonhos.

Espero que o REALIZAR:poesia continue todos os anos a emocionar-nos e a juntar-nos à volta dos livros e da poesia. Desejamos que todos sintam que há em Paredes de Coura um espírito de lugar que se funda na cultura e na educação. Porque acreditamos que ambas não são herança, mas conquista de liberdade que devemos transmitir às gerações futuras.

Expresso o meu agradecimento aos poetas, aos oradores, aos participantes e felicitações a todos aqueles que organizaram, promoveram e patrocinaram o REALIZAR:poesia e a exposição MIL ANOS ME SEPARAM DE AMANHÃ.

 

Vitor Paulo Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

bottom of page