top of page
MIL ANOS ME SEPARAM DE AMANHÃ
Viagem ao universo de Mário de Sá-Carneiro
no centenário da sua morte

De 21 de Abril a 22 de Maio | 10h00 - 18h00

Parque de Estacionamento Central de Paredes de Coura

Largo Hintze Ribeiro

Entrada gratuita

 

Em 2016, evoca-se o escritor Mário de Sá-Carneiro pelo centenário da sua morte. É este um dos elos de ligação e fonte inspiradora do REALIZAR:poesia que agora se edifica.

 

Integrada na programação do REALIZAR:poesia, decorre a exposição mil anos me separam de amanhã – viagem ao universo de Mário de Sá-Carneiro no centenário da sua morte, com inauguração no dia de abertura do evento, 21 de Abril, patente durante um mês, no Parque de Estacionamento Central de Paredes de Coura.

 

A exposição consta de um conjunto de peças únicas e na sua forma original, do qual fazem parte exemplares das edições dos livros de Mário de Sá-Carneiro, publicados em edição de autor, assim como a sua incontornável correspondência com, entre outros, Fernando Pessoa. Fazem ainda parte do acervo fotografias da infância de Sá-Carneiro até à idade adulta, e outros itens de relevante interesse. A peça central da exposição é o bilhete de suicídio que Mário de Sá-Carneiro deixou a Fernando Pessoa, não só pela efeméride da sua morte, mas acima de tudo pelo seu valor histórico e simbólico únicos.

 

Mais do que uma exposição explicativa da biografia e bibliografia de Mário de Sá-Carneiro, o que se propõe é um percurso pelo seu universo identitário, real e onírico. As peças apresentam-se elevadas a uma leitura completa que engloba o seu sentido tangível e metafórico.

 

 

 

 

Ficha Técnica

 

Organização

Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Coordenação Geral

Isaque Ferreira

 

Curadoria

Isaque Ferreira

Susana Vassalo

 

Textos

Giorgio de Marchis

João Botelho

Vítor Paulo Pereira

Susana Vassalo

 

Arquitectura e Cenografia da Exposição

Susana Vassalo

 

Equipa de Projeto de Arquitectura

Susana Vassalo

Margarida Botelho

 

Design Gráfico

Margarida Botelho

 

Iluminação

Diogo Barbedo

 

Produção e Montagem

Stay On The Scene

 

Apoio à Produção

Fértil Cultural

bottom of page