top of page
COURA PELA MANHÃ
Passeio pela vila com Vítor Paulo Pereira,
Presidente da Câmara de Paredes de Coura
Início às 10H30 em frente ao Centro Cultural de Paredes de Coura
Um itinerário pelos encantos desta vila minhota, é a proposta de Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
MORRER EM LITERATURA
António Barbedo, Carlos Quiroga e Nicolau Santos à conversa
Às 15H00 no Centro Cultural de Paredes de Coura

Pieter Claesz, Natureza morta com caveira e pena de escrita (1628), Metropolitan Museum of Art, New York

Entre Portugal, povo de suicidas de Miguel de Unamuno, que surge logo após o conturbado século XIX, e o decorrer do século XX até aos nossos dias, que relação se pode estabelecer entre Portugal, escritores, os seus livros, a morte e o suicídio?
ASSENTAR SOBRE A SUBIDA DAS ÁGUAS
Conferência-Performance por Sónia Baptista
Às 16H45 no Centro Cultural de Paredes de Coura
Assentar Sobre a Subida das Águas é uma Conferência-Performance em que se explora o conceito de uma visão poética da possibilidade, mais que certa, e eminente, de uma  catástrofe ou acontecimento catastrófico. Em que, ao abordar questões filosóficas, ecológicas e politicas, se esbate a fronteira entre o pessoal e o universal.
Em Assentar Sobre a Subida das Águas, reflecte-se sobre a impermanência como forma de precariedade, ou da precariedade como forma de impermanência. Num mundo flutuante não há finca-pé.
Será uma alegoria? Estará, muito provavelmente, entre a alegoria, o manifesto e a confissão. Porque trata também da memória como meio frágil da manutenção da história pessoal.
Se a água vier é a memória a âncora que mantêm ligação à terra. À Terra. Que assim seja.
OUTRO SÁ-CARNEIRO
Palestra por Giorgio de Marchis
Às 17H45 no Centro Cultural de Paredes de Coura
Existem alguns lugares-comuns, arraigados e quase incontornáveis, sobre a obra e a vida de Mário de Sá-Carneiro. Nalguns casos, trata-se de verdadeiras armadilhas colocadas pelo mesmo poeta ao longo da sua interessantíssima correspondência. Contudo, as cartas de Mário de Sá-Carneiro não raro fornecem também muitas informações que contradizem os estereótipos da crítica. A palestra procurará mostrar um Mário de Sá-Carneiro insólito.
CARTAS DA DISPERSÃO
Teatro por Pedro Lamares e Rui Spranger
Às 19H00 no Restaurante Abrigo do Taboão, Paredes de Coura
Cartas da Dispersão é uma dramaturgia de Rui Spranger sobre as cartas de Mário de Sá-Carneiro, concebida, encenada e interpretada por Pedro Lamares e Rui Spranger, co-produzida por Apuro Teatro e por Casca de Noz. Este evento é encomenda exclusiva do REALIZAR:poesia.
LUGARES DE POESIA
Cláudia R. Sampaio, Daniel Jonas, João Rios e Rosa Azevedo à conversa 
Às 22H00 no Centro Cultural de Paredes de Coura
Cláudia R. Sampaio, Daniel Jonas e João Rios, conversam sobre poesia, sobre o espaço em poesia, sobre a desconstrução do espaço na poesia e sobre o espaço para a poesia. A poesia está em tudo ou tudo está na poesia?

Juan Gris, O Livro Vermelho (1925), Kunstmuseum Bern, Bern

LETRAS PARA DANCE MUSIC
Nuno Moura
Às 00H00 na Leira de Cima - Tasca Regional, Paredes de Coura
Será possível dançar-se poesia? Vamos lá, tum-tum-tum!
bottom of page