top of page

José Eduardo Pinto da Costa

O Professor Doutor José Eduardo Lima Pinto da Costa, irmão mais velho de entre 6, nasceu no Porto, em Cedofeita, no dia 3 de abril de 1934.

Em 1953 começou o que viria a ser uma longa relação com o ensino superior ao começar a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia. Sete anos passados apresentou a sua tese “Morte por Ação do Óxido de Carbono”, que lhe valeu um 18 e referências pela Interpol. Em 1961 passou para o “lado oposto”, passando a ser Assistente em Medicina Legal e Toxicologia Forense, cargo que ocupou até 1974. Nessa altura terminou o seu doutoramento com a classificação máxima com distinção e louvor e foi convidado para Professor Auxiliar. A esse cargo seguiu-se o de Professor Associado (1979) e o de Professor Catedrático (1996).

Pelo meio de todos estes acontecimentos, Pinto da Costa foi eleito Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto e o primeiro português a ser eleito Vice-Presidente da Academia Internacional de Medicina Legal e de Medicina Social, cargo que ocupou de 1985 até 1991.

Paralelamente às atividades académicas e ao exercício da Medicina também está ligado ao associativismo desportivo. Jogou futebol no Futebol Clube Infesta, entre 1960 e 1962, fez parte do corpo clínico do Futebol Clube do Porto, de 1970 a 1971, preside a Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Hóquei (2008-2012) e à Associação de Boxe. Também se dedicou às áreas da Cultura, da Educação e da Justiça e à intervenção pública e cívica, apesar da sua paixão ser a Medicina.

Atualmente, além de Professor, é consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto e, ainda, o responsável pela cadeira de Psicopatologia Criminal do mestrado em Psicologia Legal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa.

bottom of page