top of page

Paulo Pinto

Realizador e montador dos documentários “REALIZAR:poesia”, sobre o festival de poesia em Paredes de Coura, e “MIL ANOS ME SEPARAM DO AMANHÃ – viagem ao universo de Mário de Sá-Carneiro no centenário da sua morte”, sobre a exposição que teve lugar em Paredes de Coura, ambos de 2016. Ainda em 2015, realiza e edita 5 pequenos documentários inspirados no trabalho do poeta João Rios. Participa, enquanto director de fotografia, no documentário biográfico acerca do editor e livreiro espanhol Jorge Herralde.

Vencedor do prémio “48th Videorun Restart” (2008), do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde, com a curta-metragem “Em Nome do Pai”, onde colabora como realizador, co-argumentista e montador.

Em 2015 participa na masterclass do realizador Abbas Kiarostami, de onde resultam duas curtas-metragens: “LUNA”, com sua realização, argumento e edição, e “P.I.G.S.”, de Pablo Sánchez, onde participa enquanto director de fotografia e co-argumentista, curta-metragem que teve presença em CANNES e que ganhou o prémio Human Rights Award no festival FILMETS, em Barcelona.

É bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal, após ter realizado estudos em Imagem e Comunicação na Escola Secundária Soares dos Reis, no Porto. Em 2010 torna-se bolseiro do programa INOV-ART do Ministério da Cultura Português, e chega a Barcelona, cidade onde permanece vivendo e trabalhando, participando como realizador e montador em diversos projectos documentais e de ficção.

bottom of page